UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE GOIÁS, A CHAPADA DOS VEADEIROS É PROCURADA PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE QUEREM APROVEITAR O CONTATO COM A NATUREZA OU EXPERIMENTAR SEU LADO ESOTÉRICO. ELA É UM IMPORTANTE BERÇO HIDROGRÁFICO NACIONAL E OFERECE BELAS PAISAGENS NATURAIS, COMO CENTENAS DE CACHOEIRAS E ENORMES PAREDÕES ROCHOSOS, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO LOCAL.
A REGIÃO GEOMORFOLÓGICA DENOMINADA CHAPADA DOS VEADEIROS É UMA PÉROLA DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO. TODOS OS ESTUDOS COM BIODIVERSIDADE REALIZADOS NA REGIÃO APONTAM PARA SUA IMPORTÂNCIA, SUA SINGULARIDADE E SUA FRAGILIDADE. OCORRE, NOS ATUAIS LIMITES DA CHAPADA DOS VEADEIROS, AO MENOS 17 ESPÉCIES DE PLANTAS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO, ALÉM DE ALGUMAS DAS ÚLTIMAS POPULAÇÕES DE ANIMAIS RARÍSSIMOS NO CERRADO QUE ESTÃO DESAPARECENDO JUNTO COM O BIOMA.
A BELEZA CÊNICA DA REGIÃO É SINGULAR E ESPETACULAR, SENDO O PRINCIPAL MOTOR DO ECOTURISMO. AS VASTAS PAISAGENS, AS CENTENAS DE CACHOEIRAS E OS DIVERSOS MOMENTOS DE CONTATO COM A NATUREZA, EM SUAS DIFERENTES DIMENSÕES E POSSIBILIDADES, FORAM A FORÇA RESPONSÁVEL POR GRANDE PARTE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO OBSERVADO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOS ÚLTIMOS 30 OU 20 ANOS.